domingo, dezembro 04, 2005

Dúvidas sobre Omolú na Umbanda

Conversávamos no dia 02 de dezembro na nossa sala @@Umbanda@@ no PalTalk e eis que surgiu a seguinte pergunta:

"Uma umbandista me disse que meu Orixá de cabeça é OMULU? O que isto significa? Eu sei que ele trabalha o lado direito e esquerdo...tem como eu trabalhar só o direito?"



OMOLÚ =
Omo (filho) - Oluwô (senhor) que quer dizer "filho e senhor", filho de Nanã e abandonado por ela por ser doente, foi criado por Iemanjá,também chamado de OBALUAIÊ senhor, Obá (rei) - Oluwô (senhor) - Ayiê (terra), "rei, senhor da terra". No Candomblé, Omulu representa a terra, tanto o solo como as camadas mais profundas. É o médico dos pobres, O orixá das endemias, a entidade da varíola, da peste e das chagas. Mora nos cemitérios e controla as almas.
No sincretismo religioso, ao ser chamado de Obaluaiê, é considerado São Roque e são Lázaro. Com o nome de Omulu, é sincretisado como São Sebastião e Santo Isidoro.
Protetor dos animais, seu animal abençoado é o cachorro. Tem como seu escravo o poderoso Exu Caveira, considerado o príncipe dos cemitérios. Possui o dom da cura e é o guardião da passagem (entre o reino das almas).


    Baixe aqui a explicação de nosso irmão Jordan com relação a questão sobre OMULU na nossa querida UMBANDA:


1 Comments:

At 9:01 PM, Anonymous Anônimo said...

tive alguns sonhos conversei com algumas entidade atraves de um 00060919amigo , durante muitas vezes em uns do sonho seu caveira me apresentou ao seu sete,seu veludo que segundo meu amigo e que me acompanha ,e para seu meia noite e que na qual o acompanhava uma mulher como se vosse uma secretaria e era uma cidade espiritual e outros sonhos desta natureza segundo esse meu amigo atrves deles disseram que eu estaria pronto .que ajuda de alguem para me orientar .

 

Postar um comentário

<< Home