quarta-feira, março 08, 2006

Livro Tambores de Angola



Romance explicativo das origens da Umbanda e do trabalho dos Caboclos, pretos-velhos e Exus. Mostra a diferença entre este culto e o Espiritismo.






Tambores de Angola - Robson Pinheiro Santos

8 Comments:

At 11:47 AM, Anonymous Anônimo said...

obrigado irmao por dar a conhecer estes lindo livro
sarava

 
At 7:41 PM, Blogger Luizinho said...

Embora reconheça o valor de uma obra espírita que abra espaço para a tolerância e a convivência harmônica entre as culturas, não posso deixar de anotar deficiências científicas no texto, no que se refere ao culto praticado nas religiões de origem nagô e outras formas de candomblé, do culto originário dos povos de origem banta. A diferença básica está na significação dos Orixás e na importância que tinham os ancestrais, tanto os deixados em terras africanas como os que vieram a desencarnar no Brasil. Não há quebra dos laços familiares, porque o espírito sobrevive à morte, podendo ser invocado para auxílio daqueles que ficaram, ou para receberem homenagens. O termo magia negra não é originário da cultura brasileira e muito menos tem origem nas práticas religiosas africanas, até porque tais conceitos se remotam à época da inquisição em que bruxos e bruxas brancas eram queimados na fogueira, por praticarem magia negra na europa. Como é que esses conceitos poderiam ser utilizados para definir práticas de uma cultura que o velho mundo considerava completamente atrasadas. Não nos deixa mentir a a saga de Joana Darc, loira de olhos azuis. Portanto o conhecimento da continuidade da vida após a morte que foi difundido a partir da adoção pela cultura ocidental já era muito antes sabedoria popular dos atrasados povos africanos de origem banta, de onde surgiu a Umbanda, mesmo antes de aqui aportar o primeiro escravo retirado de seu lar para construir com o seu sangue o Brasil.

 
At 5:20 PM, Anonymous Anônimo said...

só pra constar... a umbanda foi criada no brasil segundo varios estudos e nao o boca boca e a falta de estudos e a falsa cultura passada pelo conhecimento deficiente que e passado por cada pai de sando aos seus filhos de santo.Portanto tratamos com todo respeito a TODAS AS RELIGIOES e comcerteza as africanas ou afro-brasileiras.mas nao misturem...
Qualquer duvida há várias tendas de altissima indole e essas SIM UMBANDISTAS que podem tirar suas duvidas.
como por exemplo
http://www.caboclopery.com.br/index.htm

saravá

 
At 7:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá, O link do livro não está funcionando. Vc poderia checar?

 
At 8:41 AM, Blogger Mestre Azul said...

O link está funcionando corretamente irmão, acabei de checá-lo, tente novamente. Saravá.

 
At 8:41 AM, Blogger Mestre Azul said...

O link está funcionando corretamente irmão, acabei de checá-lo, tente novamente. Saravá.

 
At 8:41 AM, Blogger Mestre Azul said...

O link está funcionando corretamente irmão, acabei de checá-lo, tente novamente. Saravá.

 
At 11:45 PM, Blogger Roberto Carneiro Tatuagens said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Postar um comentário

<< Home